O que está faltando em nossa comunidade? ... Você!
“Os judeus dependeram das sinagogas durante séculos como o lugar para o sustento espiritual e um senso de comunidade. Lá nós não só aprendemos as ricas tradições e a linguagem do nosso povo, mas também como preencher as nossas vidas com significado, para que todo e cada um de nós possa impactar o nosso mundo para o bem”.
Talvez você esteja pensando sobre fazer parte de uma sinagoga. Talvez você esteja esperando apenas a hora certa para fazê-lo
- quando você se casar...
- quando você tiver filhos...
- quando você precisar de um rabino...
- quando você puder contribuir financeiramente com facilidade...
Esperamos que você veja que sempre é a hora certa para participar. É exatamente disso que se trata: da sua conexão judaica!
A sinagoga – uma das mais antigas instituições do Judaísmo – continua suprindo as necessidades espirituais, comunitárias e educacionais de cada geração de judeus.
Cada sinagoga é única, com seu próprio caráter e cultura. Mas todas as sinagogas tem uma coisa fundamental em comum: elas são os centros da vida judaica da comunidade.
Uma sinagoga é um lugar especial porque ela nutre três coisas importantes que os judeus vêm procurado para si e para suas famílias, três coisas que introduzem na vida significado e realização. Comunidade, Estudo e Espiritualidade.
O valor da comunidade
“Não se separe de comunidade...”
Hilel, sábio judeu, século I A.C.
Beit Knesset significa “casa de reunião”, um centro onde os judeus se reúnem para formar uma comunidade. O Beit Knesset é o lugar para celebrar os acontecimentos do ciclo da vida com a família e os amigos; é o ponto de encontro para ajudar um ao outro em tempos de crise, para ajudar os que estão em necessidade ou simplesmente para reunir e encontrar novos amigos;
O valor do estudo
“A Torá é uma árvore da vida para aqueles que se apegam a ela, e quem a abraça é feliz. Seus caminhos são agradáveis e todos os seus caminhos são paz” Liturgia: Provérbios 3:17,18
Beit Midrash – significa “casa de estudo”, um centro onde os judeus se encontram para estudar. No Beit Midrash, os judeus estudam Torá, prece, história e as respostas judaicas para assuntos contemporâneos como justiça social, ética dos pais e muito mais. A maioria das sinagogas oferece uma grande variedade de oportunidades para intensificar as oportunidades de estudo para crianças e adultos. Portanto nós nos habilitamos para transmitir o nosso precioso legado de uma geração para a outra.
O valor da espiritualidade
“A minha casa deverá ser chamado uma casa de prece para todos os povos”.
Isaías 56:7
Beit Tfilá significa “casa de prece” um centro para tornar sagrado o tempo e o espaço. Obviamente, não é necessário que a pessoa esteja num Beit Tfilá pra vivenciar momentos especiais ou sagrados. Mas quando os judeus se reúnem para rezar, o individual fica conectado com o Divino e os membros de uma comunidade ficam conectados uns aos outros. Não há lugar melhor que o santuário da sinagoga para buscar e envolver o Senhor em nossas lutas e desafios, para se sentir paz e conforto.
Mitos sobre tornar se membro de uma sinagoga
Mito nº 1: “Não há lugar para mim... Eu nem sequer tenho certeza de que acredito em Deus.”
Sempre houve diferenças de opinião quanto a crença e prática em nossa tradição. O significado da palavra Israel é “lutar com o Senhor”. A sinagoga oferece um lugar seguro, um ambiente incentivador na qual podemos nos envolver nesta luta e explorar as nossas necessidades espirituais. Acima de tudo, a vida sinagogal oferece uma comunidade forte para te ajudar a manter a conexão com o Judaísmo e passar a tocha da Torá para as futuras gerações.
Mito nº 2: “sinagogas são apenas para famílias, não são para pessoas solteiras como eu”.
É verdade que as sinagogas tem muitas atividades familiares. Além de atividades para jovens e escola religiosa, muitas sinagogas tem grupos de mulheres, seminários de educação adulta, oportunidades de liderança, programas de justiça social, e, obviamente, vivências de culto. A tarefa da sinagoga é intensificar a sua conexão com outros judeus e com a sua procura pessoal de significado.
Mito nº 3: “por que eu deveria fazer parte da sinagoga agora? Meu filho ainda não está na idade estudar para o Bar Mitzva..”
Nunca é cedo demais para fazer parte de uma comunidade Judaica. Apesar de que com frequência nós pensemos que as sinagogas estão aí para “ensinar Judaísmo” para os nossos filhos, há muito mais. As sinagogas oferecem oportunidades contínuas de estudo, experiência, e gostam de estar conectadas a uma comunidade Judaica. Assim como para crianças, a maioria das sinagogas oferecem programas pré-escolares como um importante componente no desenvolvimento infantil. A sinagoga oferece um local seguro, motivador para ajudar o seu filho a desenvolver habilidades básicas, bem como para criar um ambiente judaico enriquecedor para ele e para você!
Mito nº 4: “custa uma fortuna fazer parte de uma sinagoga”
As sinagogas reformistas estão comprometidas com todos os judeus que desejarem ser parte de uma congregação. Um sábio judeu certa vez disse que “os Portões da Prece estão sempre abertos”. As sinagogas reformistas prometeram manter os seus portões abertos e inclusivos para todos. De mão em mão, junto com esta idéia vem uma outra, a de que “todos os judeus são responsáveis uns pelos outros”. É por esse motivo que os líderes sinagogais estabelecem uma estrutura de contribuições – para que os contínuos serviços e programas vitais possam continuar sendo oferecidos para toda a comunidade.
Ser parte de uma sinagoga durante a vida é uma prioridade para muitos; e nós esperamos que seja para você também. Para maiores informações contatem o rabino ou outro representante nos e-mail´s a seguir:
* (EUA) rabbi94@hotmail.com *
(Brasil) hassid.18@hotmail.com
Extraído do site: www.shalom.org.br


6 Comentários:
SHALOM. Sou Pastor das Assembléia de Deus Ministério de Madureira,e um profundo admirador de Israel e da cultura Judaica.Mas sou Missionário da nossa fé.Tenho a dizer que fazendo pesquisa sobre a questão judaica fui impulsionado pelo Espírito a procurar uma pessoa que pudesse nos trazer uma palavra fiel a respeito do povo da HERANÇA DE ABRAÃO. Não quero trazer choque de cultura,mas uma palavra sobre a história de Israel da boca de verdadeiro conhecedor do assunto.Isto será realizado na festa da nossa Juventude com data a marcar no segundo semestre deste ano. jose.carlos.pastor@hotmail.com
Shalom. Gostaria de saber se em João pessoa pb tem templos judaicos?
Eu posso participar dessa religião? Andei estudando e essa biblia esta corrompida pela igreja de Roma
Quero estudar as antigas escrituras
Estou na mesma situação que o Wellington,gostaria muito de saber onde fica a sinagoga mais próxima,sou de Bayeux-PB zona metropolitana de João Pessoa-PB.
Por gentileza alguém pode me informar endereço e telefone de uma sinagoga na cidade de João Pessoa .
Obrigado .
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial